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4 coisas que você não sabe sobre o "pelinho do pneu"

Com os pneus mais modernos sendo fabricados sem o chamado “pelinho do pneu”, surge a dúvida se a sua ausência não é prejudicial e não pode afetar a segurança do carro. A verdade é que pouca gente conhece a verdadeira função destas rebarbas.

Pensando nisso, resolvemos trazer 4 coisas que você ainda não sabe sobre o pelinho do pneu, incluindo a sua real finalidade e como ele é criado! Confira abaixo:

1. O “pelinho do pneu” não possui real função


Esta talvez seja a curiosidade mais surpreendente para quem sempre associou os pelinhos a uma função antiderrapante: na realidade, o pelinho do não possui nenhuma finalidade. Ele nada mais é do que um excesso de borracha, uma rebarba resultante do processo de fabricação dos produtos.

O também chamado “cabelinho do pneu” muitas vezes é associado a um pneu novo, que ainda não está careca, mas a verdade é que ele não garante que o produto está em bom estado.

2. Ele é criado durante o processo de vulcanização do pneu


Por ser formado pelo excesso de borracha, o pelinho do pneu surge durante a fabricação do pneu em um processo chamado de vulcanização, que pode criar rebarbas e manchas no produto. Essas rebarbas são os que nós chamamos popularmente de “pelinho”.

Durante a vulcanização, os pneus são expostos a alta pressão para que a borracha e diversos outros componentes se fundam. Esse é um processo químico que atribui às borrachas as suas propriedades elásticas.

3. Não aumenta a segurança na direção


A falta de conhecimento sobre os pelinhos do pneu levam os motoristas a optarem por produtos que tenham esse item, por achar que eles são sinônimos de segurança e melhor aderência.

A verdade é que, como mencionamos no início do texto, essas rebarbas não possuem função antiderrapante, sendo assim indiferentes para uma direção confortável e segura e pode até atrapalhar o desempenho, como explicaremos abaixo.

4. Algumas fabricantes de pneus eliminaram os pelinhos


As novas tecnologias na produção dos pneus permitiram que os fabricantes eliminassem essas rebarbas de seus produtos mais modernos. Isso pode ser considerado uma melhoria na elaboração dos pneus, pois além de mais bonitos, os itens sem pelinho possuem melhor desempenho sonoro, já que esses cabelinhos podem causar turbulência no fluxo de ar que passa pelos pneus.

A Dunlop, por exemplo, adota um sistema de produção inovador denominado Sun System, que aumenta a qualidade dos pneus, resultando em uma rodagem durável e confortável e proporcionando maior uniformidade ao produto.

A BS Autocenter sabe o quanto o processo de produção de um pneu é essencial, por isso, é a loja oficial dos pneus Dunlop. Venha para um de nossos estabelecimentos ou adquira seu pneu através da nossa loja online!

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