/ Artigos

4 dicas de direção segura para você começar a fazer hoje mesmo

Você sabia que pequenas mudanças de atitude podem fazer uma grande diferença no trânsito e até mesmo evitar acidentes? Confira 4 dicas de direção segura e comece a aplicá-las hoje mesmo!

Como em tudo na vida, o trânsito também oferece diversos perigos, seja na hora de uma ultrapassagem perigosa, naquele condutor que pegou no volante depois de ter bebido uma cerveja ou no que comete imprudência com seu carro. E o pior: no trânsito, o motorista imprudente põe em risco não somente a sua segurança, como de todos os outros que estão ao seu redor.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito resultam em 1,35 milhão de óbitos por ano, e são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos.

Ciente do problema, a BS Autocenter aderiu à causa, com o lema “A gente tem vidas pela frente”. Nosso objetivo é demonstrar nosso compromisso com a segurança de todos no trânsito. Além de cuidarmos da segurança do carro de nossos clientes, com produtos e serviços de qualidade, também trabalhamos com a conscientização, compartilhando informações úteis para fazer um trânsito melhor e mais seguro para todos.

Confira 4 dicas de direção segura que separamos para você:

Mantenha a revisão do seu carro em dia

Naturalmente, os componentes do seu carro sofrem desgaste conforme o tempo de uso, o que pode prejudicar o funcionamento do sistema. Estar com a revisão do veículo em dia é essencial para garantir que ele esteja em pleno funcionamento, proporcionando maior segurança ao motorista e todos a sua volta.

Entre os principais itens de segurança a serem verificados periodicamente estão:

  • Pneus – cheque se os pneus do seu carro estão em boas condições, verificando o TWI (link para o post TWI do pneu: o que é e como ele pode te ajudar). Rode sempre com eles calibrados, alinhados e balanceados, isso garante maior estabilidade, segurança e desempenho.
  • Suspensão e amortecedores – a revisão de suspensão e amortecedores é fundamental para garantir a estabilidade do carro. Quando gastos, eles podem causar a perda de controle do veículo e seu capotamento, especialmente em curvas e nas frenagens.
  • Sistema de iluminação – verifique periodicamente se os itens de iluminação, como faróis, luzes de posição, de freio e indicadoras de direção estão funcionando corretamente.
  • Direção – responsável pela dirigibilidade do veículo, a direção precisa sempre estar com sua revisão em dia. Possíveis folgas na direção podem fazer com que o veículo “puxe” para um dos lados, levando o motorista perder o controle.
  • Freios – estar com o sistema de freios em dia é essencial para ter uma frenagem eficiente. Nas revisões periódicas, é recomendado que sejam verificados o nível de fluído, discos e pastilhas (ou lonas).

Faça revisões periodicamente em um autocenter de confiança, respeitando as orientações do manual do proprietário e/ou fabricante das peças. Assim você garante que seu carro está seguro para rodar e evita imprevistos indesejados.

Você está em condições de dirigir?

A maioria dos acidentes de trânsito acontece por falha humana. Por isso, antes de pegar a direção, faça uma autoavaliação da sua condição.

Alguns fatores como ter consumido drogas, bebidas alcoólicas, medicamentos fortes ou estar com sono, por exemplo, diminuem a capacidade de concentração e retardam o seu reflexo, o que é prejudicial na hora de pegar o volante.

Não arrisque: caso esteja enquadrado em uma das situações acima, opte por pedir um motorista de aplicativo, táxi ou vá de transporte público. Lembre-se de que ao dirigir em condições adversas, você estará colocando a sua vida em risco e de diversas pessoas ao seu redor.

Esteja sempre atento

No trânsito, um segundo de desvio de atenção pode ser fatal. Por isso, não use o celular enquanto dirige ou se distraia assistindo televisão, mexendo no GPS ou algo do tipo. O volume da música também não deve estar alto a ponto de você não conseguir ouvir os sons do seu veículo e dos demais.

Se você não estiver totalmente concentrado na direção, seu tempo normal de reação tende a aumentar, estando mais propenso a se envolver em um acidente, que poderia ter sido evitado, caso estivesse prestando atenção.

Tenha atenção redobrada em meio a condições adversas de tempo

Algumas condições climáticas afetam a dirigibilidade e exigem uma atenção redobrada do motorista. Entre as principais, estão:

  • Chuva: a chuva reduz a visibilidade, deixa a pista molhada, escorregadia e pode ocasionar a aquaplanagem (perda da aderência do pneu com o solo). Nessas condições, aumente a distância do veículo à sua frente, reduza a velocidade e ande com a luz do farol ligado. É importante, também, estar com as palhetas dos limpadores de para-brisa e pneus sempre em bom estado de conservação, e o desembaçador funcionando.
  • Neblina: assim como a chuva, a neblina também prejudica a visibilidade do motorista e deixa a pista molhada. Por isso, é recomendado que nesses casos o condutor ligue a luz baixa e o farol de neblina, se o carro tiver, reduza a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos.
  • Luz solar: em determinadas horas do dia, a inclinação do sol tende a ofuscar a visão dos motoristas. Nessas condições, utilize o quebra sol do carro ou um óculos de sol, como forma de proteger os olhos da incidência direta dos raios, diminua a velocidade e, caso esteja com dificuldades em enxergar a rua, tome como referência a faixa lateral da pista.

Com motoristas prudentes nas ruas, praticando a direção defensiva, o trânsito se torna muito mais seguro para todos. E aí, vamos fazer a diferença no trânsito?

Gostou deste post e quer saber mais dicas sobre cuidados com seu carro e assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e redes sociais!

BS Autocenter – Nós temos vidas pela frente.

4 dicas de direção segura para você começar a fazer hoje mesmo
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter