/ Artigos

4 motivos para você fazer manutenção preventiva no seu carro

Muita gente fica postergando a manutenção preventiva do carro por não querer gastar dinheiro com isso, sem perceber que essa revisão periódica, na verdade, é muito mais econômica e traz segurança.

A manutenção preventiva do carro, como o próprio nome diz, é aquela que você faz antes de surgir qualquer problema, e segue um cronograma de recomendação de acordo com o tempo e a quilometragem do veículo.

Pneus, velas, óleo lubrificante correia dentada e diversos outros itens precisam passar por inspeção periódica para manterem o bom funcionamento do sistema.

Um motor desregulado ou uma peça em mau estado pode trazer grandes prejuízos, pois a manutenção corretiva é geralmente mais custosa e vem no momento que menos esperamos. Esse é um caso clássico do barato que sai caro.

Por isso, é recomendado que seja feita manutenção periódica, em média, uma vez por ano ou a cada 10.000 km. Porém, essa frequência pode variar de acordo com o modelo do carro e o estilo de direção do motorista.

Não tem certeza se a sua revisão está em dia? Separamos 4 bons motivos para você ligar para o autocenter hoje mesmo e agendar a manutenção preventiva do seu carro:

1. É mais econômica


Como mencionamos acima, a manutenção preventiva é bem mais barata do que resolver problemas depois que o carro já deu pane. Trocar as peças assim que elas começam a mostrar sinais de desgaste, aumenta a vida útil dos itens e você não precisa fazer manutenções com tanta frequência.

Peças como a correia dentada, cabos e velas de ignição, além do fluido de arrefecimento, são essenciais para a saúde do motor. Já imaginou se, pela falta de revisão nestes itens, você acabar com o motor danificado? O prejuízo seria muito maior.

No dia a dia, você também economiza na gasolina, já que um carro em perfeito estado consome menos combustível. Sem falar que, se uma luz queima ou os pneus já estão carecas, você pode ser parado em uma blitz. Para o pneu careca, por exemplo, a infração é grave, o que implica em cinco pontos na carteira de motorista e multa no valor de R$ 195,23.

Vale salientar também que, por seguir um cronograma, a manutenção preventiva tem um custo planejado, e contratar um pacote de revisão acaba saindo mais barato do que ir substituindo um a um quando apresentarem problema.

2. Previne acidentes


Não é nenhuma surpresa que uma falha mecânica pode causar acidentes de trânsito. Para que um veículo rode em segurança e seja confiável, é preciso antecipar os problemas que podem levar a consequências desastrosas.

Você não quer expor a sua família a riscos desnecessários, não é mesmo? Por isso, um carro bem cuidado é essencial para reduzir os perigos no trânsito. Os pneus carecas reduzem a capacidade de frenagem, podem causar instabilidade em curvas e elevam o risco de aquaplanagem.

Defeitos em itens de segurança, como freios e suspensão, são mais comuns do que se imagina e podem passar despercebidos sem uma inspeção profissional.

3. Evita surpresas desagradáveis

Imagine que o seu carro resolve dar problema bem a caminho daquela reunião importantíssima, no meio de uma viagem ou até mesmo durante uma emergência? Além do tempo que você perderá para resolver o problema, o transtorno pode acabar com o dia de qualquer um.

Já a manutenção preventiva pode ser agendada em um horário conveniente para o motorista e, às vezes, pode levar menos de 30 minutos. A inspeção garante que você saia com o carro tinindo e possa dirigir tranquilo, diminuindo a chance de imprevistos.

Alguns dos itens que sempre devem ser checados na manutenção preventiva são:

  • Óleo;
  • Filtro de óleo;
  • Filtro de combustível;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de ar condicionado;
  • Velas de ignição;
  • Correia dentada;
  • Fluído dos freios;
  • Óleo de câmbio manual;
  • Entre outros.

Durante a revisão, o mecânico responsável irá verificar a necessidade da troca dos itens e fazer as correções necessárias, para que seu carro saia dali impecável.

4. Melhora o desempenho do carro


Ao pensarmos no desempenho de um carro, é preciso lembrar que todas as peças funcionam em conjunto. Então, quando uma começa a ficar desgastada, o carro todo sofre. Isso faz com que um pequeno problema possa acelerar a depreciação do veículo e torná-lo bem menos eficiente.

Um pneu sem alinhamento e balanceamento, por exemplo, desgasta mais e pode atrapalhar na hora de dirigir. Quando todos os componentes do carro estão funcionando como deveriam, o conjunto todo proporciona uma direção segura e confortável, com uma performance à altura do carro.

Se não tem certeza de quando realizar essa revisão, vale dar uma olhada no manual do proprietário do carro, fornecido pelo fabricante, que em geral indica a peça que deve ser substituída em um prazo específico e aquela que só precisa ser trocada quando sofrer desgaste.

Está esperando o que para agendar a manutenção preventiva do seu carro? Chega de correr riscos, passe na BS Autocenter mais próxima hoje mesmo!

Nossas lojas contam com modernos scanners, que ajudam nossa equipe a diagnosticar falhas de forma ainda mais rápida, precisa e inteligente, além de profissionais extremamente qualificados para te atender.

Gostou deste post e quer saber mais dicas sobre cuidados com seu carro e assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e redes sociais!

4 motivos para você fazer manutenção preventiva no seu carro
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter