/ Artigos

Balanceamento: quando e por que você deve fazer em seu carro

Certamente você já ouviu falar em balanceamento, mas você sabe quando e por que esse procedimento é tão importante para o seu veículo? Acesse nosso post e descubra isso e muito mais sobre o assunto!

Já sentiu o volante do seu carro vibrando, principalmente ao atingir velocidades acima de 60 km/hora? Isso pode ser sinal que ele está precisando passar por um balanceamento!

O balanceamento faz parte de um conjunto de itens básicos que precisam ser revisados periodicamente, para o bom funcionamento do veículo. Quando desregulado, o carro pode apresentar perda da estabilidade, causando trepidações no volante, desgaste prematuro de rolamentos, terminais de direção, amortecedores e suspensão. Além disso, também acontece a deterioração irregular dos pneus, diminuindo sua vida útil.

O procedimento, realizado em auto centers especializados, consiste em colocar a roda e o pneu em uma máquina balanceadora, que mede o peso do conjunto em movimento. Esse peso deve estar distribuído de maneira igual em toda roda e, caso não esteja, são colocados contrapesos de chumbo, com o objetivo de equilibrá-lo.

Por que fazer balanceamento?


Além do atrito comum com a superfície, os pneus também costumam sofrer diversos impactos, como ao passar em buracos, por exemplo, o que acaba desregulando o sistema.

O balanceamento é realizado para equilibrar o peso do conjunto, para que o desgaste dos pneus aconteça de modo uniforme. Isso garante o conforto na condução, melhor desempenho e estabilidade do veículo, além de maior vida útil dos pneus.

Quando é necessário fazer balanceamento?


É aconselhável que o balanceamento seja realizado a cada 10 mil quilômetros rodados, nas revisões periódicas, ao trocar os pneus (ou fazer o rodízio deles) ou após reparos na câmara.

Outro sinal de que já está na hora de fazer o procedimento é quando se nota alguma trepidação no volante, por exemplo.

Fique atento!


O processo de balanceamento deve ser feito por uma empresa de confiança, com equipamentos adequados. Caso seja feito de forma errada, os problemas poderão persistir, havendo risco de comprometer os pneus e outras peças do veículo.

Na hora de fazer o balanceamento do seu carro, confie em quem é especialista no assunto. A BS Autocenter está no mercado há mais de 20 anos e conta com equipamentos de ponta e profissionais qualificados para oferecer segurança, qualidade e garantia a você.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais dicas sobre cuidados com seu carro e assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e redes sociais!

Leia também: TWI do pneu: o que é e como ele pode te ajudar

Balanceamento: quando e por que você deve fazer em seu carro
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter