/ Artigos

Manutenção do carro: dicas essenciais para economizar

Quem tem carro, sabe que mantê-lo funcionando corretamente pode sair caro. Para que a direção seja segura, é preciso manter todas as peças em perfeito estado. Mas a maneira como o motorista cuida do veículo pode interferir no custo da manutenção.

A manutenção do carro é fundamental, não há como discordar. É um gasto que não pode ser deixado para depois, porque pode interferir na segurança dos passageiros e na vida útil do carro.

Isso não significa que não é possível poupar na hora de manter o carro em dia. Tanto atitudes na hora de dirigir quanto pequenos cuidados com as peças podem reduzir os curtos com gasolina e manutenção, trazendo mais economia ao motorista.

A BS Autocenter separou algumas dicas que irão ajudar nessa missão. Algumas são tão simples quanto manter o alinhamento e o balanceamento em dia, outras evidenciam a importância de revisar alguns dos itens principais do carro. Confira abaixo:

Mantenha os pneus calibrados


Calibrar os pneus aumenta a sua vida útil, fazendo com que você não precise trocá-los com tanta frequência. Parece um detalhe bobo, mas se você fizer o teste, irá comprovar que essa atitude traz economia.

Rodar com os pneus murchos também consome mais combustível, além de ser um risco à segurança no trânsito.

O adequado é verificar a calibragem a cada 15 dias, incluindo o estepe, e seguir as recomendações da montadora em relação ao valor.

Alinhamento e balanceamento em dia


Da mesma forma que a calibragem, manter o alinhamento e balanceamento em dia aumenta a vida útil dos pneus, porque previne um desgaste irregular e excessivo desses itens.

Economize em manutenção, combustível e garanta maior segurança alinhando e balanceando o seu carro no mínimo a cada 10 mil quilômetros ou sempre que sentir que a direção está puxando para um dos lados do veículo.

Fazer rodizio dos pneus


O rodízio é uma maneira eficiente de manter os pneus com desgaste semelhante, evitando que se precise trocar alguns dos pneus antes de outros. Isso aumenta a durabilidade dos pneus e também a precisão da direção, proporcionando mais segurança e conforto.

Em conjunto, os elementos calibragem, geometria, balanceamento e rodízio podem aumentar em até 20% a vida útil do pneu, fazendo com que o motorista economize muito ao não precisar trocar os pneus com tanta frequência.

Saiba mais: Rodízio de pneus: como e por que ele deve ser feito

Troca das válvulas


Sempre que trocar os pneus, é recomendável fazer também a troca das válvulas. A sua exposição a diversas situações climáticas causa ressecamentos que podem resultar em rupturas nem sempre visíveis a olho nu.

Essas rupturas ocasionam o escape do ar, deixando os pneus calibrados e até mesmo murchos, danificando esses itens e colocando a segurança do condutor em risco.

Troque o filtro e o óleo do motor no tempo recomendado


Uma dica óbvia, mas que muitos motoristas deixam para depois, é fazer a troca de óleo dentro do prazo recomendado. Ele é imprescindível para o bom funcionamento do veículo e deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou depois de 12 meses, pois fica velho e pode perder suas propriedades.

O filtro do óleo também deve ser trocado após 10 mil quilômetros. Essa é uma manutenção barata, mas que irá compensar por diminuir o desgaste do carro e, assim, garantir um melhor desempenho e durabilidade das peças.

Cuide na troca de marcha


Esta dica está relacionada tanto ao consumo de combustível quanto ao desgaste das peças do carro. Realize a troca de marcha na velocidade adequada, evitando rodar com uma marcha alta em um giro baixo do motor e vice-versa.

Seja razoável no uso do freio


É claro que, em uma situação de emergência, o freio precisa ser acionado bruscamente. Mas no dia a dia, é possível utilizar esse pedal de maneira mais razoável. Frenadas bruscas fora de hora comprometem todo o sistema de freio, principalmente pastilhas e lonas.

Por isso, sempre que possível, utilize o freio motor, assim você economiza combustível e não sobrecarrega as peças do veículo.

Faça manutenção preventiva


Por último e mais importante, a melhor maneira de economizar com o seu carro é através da manutenção preventiva. Através da revisão periódica, é possível descobrir o que precisa ser substituído ou corrigido antes mesmo de surgir qualquer problema, o que é bem mais barato do que realizar essas trocas quando o veículo já apresenta problemas.

Sem contar que um item funcionando incorretamente pode causar danos em outras partes do carro, trazendo mais prejuízo ao motorista, além de ser um perigo à segurança no trânsito.

De modo geral, é recomendado prestar atenção nos sinais de que o carro está com algum problema, seja por um barulho, um cheiro estranho, uma sensação diferente ao acelerar ou frear. Não ignore esses sinais, por menor que sejam. Leve a um autocenter de confiança assim que possível.

A BS Autocenter está presente em Curitiba, Ponta Grossa e Itajaí, oferecendo os melhores serviços de manutenção para o seu carro, além de ser a loja oficial dos pneus Dunlop no Brasil. Venha para a loja BS mais próxima de você.

Manutenção do carro: dicas essenciais para economizar
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter