/ Artigos

Saiba quando é necessário trocar os pneus do seu carro

Não é incomum encontrar pessoas com dúvidas sobre quando é realmente a hora de trocar os pneus do seu carro. Aí é que surgem aquelas perguntas: “se não está careca está bom?” ou “será que ainda dá para rodar mais um pouco?”.

Se você também é cheio de dúvidas quanto a isso, confira as dicas que separamos para você estar sempre por dentro da situação dos pneus do seu carro:

Verifique o TWI dos pneus


Foi pensando em facilitar a vida dos proprietários de veículos, na hora de verificar o estado dos pneus, que os fabricantes implantaram o TWI (Tread Wear Indicator), um recurso simples, mas muito eficiente.

Esse indicador é uma pequena elevação, que fica no fundo do sulco da banda de rodagem, e serve para sinalizar o limite mínimo da altura dos sulcos – no caso, de 1,6 milímetros –, capazes de garantir a aderência e, consequentemente, a segurança ao rodar.  Portanto, ao atingir esse limite, é sinal de que está na hora de trocar os pneus.

Em nosso blog, temos um post mais aprofundado sobre o assunto, confira: TWI do pneu: o que é e como ele pode te ajudar

Assim, quando surgir aquela dúvida se o seu pneu ainda está apto para rodar ou não, você pode ir até ele, localizar o TWI e verificar o quanto falta até esse limite. Isso também te ajuda a se programar melhor para uma próxima troca de pneus e evita ser pego de surpresa.

De olho em bolhas e deformações


Outro sinal comum de que está na hora de trocar os pneus é se você perceber deformações como bolhas, rachaduras, ressecamento, cortes ou vazamento. Alguns desses sinais também podem ser sentidos no volante, como o excesso de vibração.

Um pneu com bolhas, por exemplo, tem sua resistência a impactos reduzida, causando instabilidade na direção, sobrecarga na banda de rodagem, o que pode ocasionar o estouro.

Por isso, nada de rodar com pneu com deformações, certo? Mesmo que ele ainda não tenha atingido o limite mínimo de altura dos sulcos, isso pode prejudicar sua segurança.

Fique atento ao prazo de validade


Assim como alimentos, remédios e outros produtos perecíveis, os pneus também têm prazo de validade. Não é porque um pneu está guardado, praticamente novo, que ele está em condições de uso. Muitas vezes ele pode aparentar bom estado, mas sua estrutura está comprometida, devido ao tempo.

O prazo de validade de um pneu, de acordo com o Inmetro, é de cinco anos, contados a partir da sua data de fabricação.

Para saber a data de fabricação do seu pneu é bem simples: na área de identificação, localizada na banda lateral, você vai encontrar quatro dígitos ao final do “DOT”, como na imagem abaixo:

Dos quatro números, dois são correspondentes à semana e os outros dois ao ano de fabricação do pneu. Sendo assim, o número 1814 significa que o pneu foi fabricado na 18ª semana do ano de 2014. Com isso, é somar cinco anos e você saberá quando é o prazo de validade do pneu. Neste caso, seria em abril de 2019.

Sabendo o prazo de validade do seu pneu, aí é só você anotar no calendário para se programar para a próxima troca. Se acaso a data já passou e seu pneu está vencido, realize a substituição deles quanto antes.

O que influencia na durabilidade do pneu?


A durabilidade de um pneu vai depender de inúmeros fatores, entre eles, o quanto o proprietário roda e quais são seus hábitos e cuidados com o carro.

Uma pessoa que dirige em asfalto em boas condições, como rodovias, por exemplo, tem a tendência de que os seus pneus durem mais do que aqueles que dirigem em ruas de paralelepípedo, com buracos ou estrada de chão, por exemplo.

Realizar as manutenções preventivas, manter seu carro sempre alinhado e balanceado, além de evitar sobrepeso também pode influenciar na durabilidade do item.

Para saber mais sobre durabilidade, confira nosso post: 6 dicas de conservação para aumentar a vida útil dos pneus

Agora que você já sabe verificar a situação dos pneus do seu carro, não tem desculpa para andar com esses itens irregulares, certo?  Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, visite uma de nossas lojas, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Se já estiver na hora de trocar os pneus do seu carro, aproveite para conferir as promoções em nosso site!

Gostou deste post e quer saber mais dicas sobre cuidados com seu carro e assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e redes sociais!

Saiba quando é necessário trocar os pneus do seu carro
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter