/ Artigos

TWI do pneu: o que é e como ele pode te ajudar

Você tem dúvida em saber como estão as condições do pneu do seu carro? O TWI pode te ajudar! Confira o post.

Se você já ficou com dúvida sobre as condições dos pneus do seu carro, você não está sozinho. Muita gente tem essa dificuldade e acaba caindo na falsa dedução de que se não está “careca” está bom. Porém, o que muitos não sabem, é que todo pneu conta com um indicador de desgaste, o TWI (Tread Wear Indicator).

Como funciona o TWI do pneu?


O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus. Esse indicador nada mais é que uma pequena elevação, que fica no fundo do sulco da banda de rodagem, e serve para sinalizar o limite mínimo da altura dos sulcos – no caso, de 1,6 milímetros –, capazes de garantir a aderência.

Quando os sulcos atingem essa marcação, então a vida útil do pneu chegou ao fim, sendo necessário substituí-lo por um novo.

De olho na segurança


Pneus considerados “carecas”, ou seja, aqueles abaixo dos 1,6 milímetros de profundidade, podem apresentar sérios riscos à segurança do condutor. Por estar com os sulcos desgastados, o pneu perde sua estabilidade e aderência ao solo, ficando muito mais suscetível a acidentes, além de tornar a direção mais instável e desconfortável.

A falta de aderência ao solo dificulta a frenagem e faz com que o veículo percorra uma distância maior até que consiga parar totalmente. Em caso de uma freada brusca de emergência, os pneus carecas podem te deixar na mão.  Além disso, eles também apresentam maior probabilidade de aquaplanar, já que não conseguem drenar a água, perdendo totalmente a aderência com o solo.

Fique atento!


Rodar com os pneus em más condições também pode resultar em prejuízo para o seu bolso. Apesar de não haver uma norma específica no Código de Trânsito Brasileiro sobre a condição dos pneus, o artigo 230, inciso XVIII do CTB, determina que conduzir um veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é uma infração grave, sujeito a multa no valor de R$ 195,23, 5 pontos na CNH e retenção do veículo para a regularização.

Por isso, esteja sempre atento ao indicador TWI dos pneus do seu carro. Ao constatar que a vida útil deles está próxima de vencer, programe-se para levar seu veículo a um autocenter de confiança para realizar a troca.  Isso garantirá maior segurança e estabilidade para você rodar tranquilo!

Gostou deste conteúdo e quer saber mais dicas sobre cuidados com seu carro e assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e redes sociais!

TWI do pneu: o que é e como ele pode te ajudar
Compartilhe

Inscreva-se em Bs Autocenter